top of page

O colapso da corrente do golfo

por Lívia Sousa, criadora de conteúdo Descomplicando Clima

10 de abril de 2024

Existem no nosso planeta diversas correntes marítimas, que são como rios dentro do oceano, com um percurso definido, como a do Golfo que percorre desde o México, subindo pelo litoral do hemisfério norte, até a Europa… e isso é crucial para o equilíbrio climático mundial.

O colapso da corrente do golfo

Essa corrente marítima tem gerado preocupação crescente desde 2015, quando diversos estudos começaram a indicar uma perda de força, colocando em risco o equilibrado sistema climático global. Esse declínio pode congelar o hemisfério norte e impactar as chuvas até a Índia.

Isso se dá, pois, a corrente do Golfo leva água quente do México até as regiões mais frias do Oceano Atlântico. No entanto, as mudanças climáticas, resultantes das elevadas emissões de CO2 associadas à ação humana desde a Revolução Industrial, provocam um rápido derretimento do gelo na Groenlândia, interferindo no curso da corrente.

Os impactos já são notados no clima da Europa e da América do Norte, diminuindo as temperaturas, especialmente no inverno. Embora o declínio ainda não comprometa completamente a corrente, se as condições persistirem, os resultados podem ser catastróficos globalmente, e não só no continente: a vida nos oceanos será severamente prejudicada também.

Interromper uma corrente tão poderosa é desafiador, e a expectativa têm sido de que há tempo para evitar o pior, com previsões indicando uma possível crise apenas no próximo século.

Porém, recentemente, um estudo publicado no periódico Nature Communications, estima que o colapso ocorra em algum momento entre 2025 e 2095, com uma média em torno de 2050, se não houver uma redução nas emissões de gases do efeito estufa em nível global.

Alguns especialistas expressaram ceticismo em relação a essa nova pesquisa, dizendo que as suposições sobre como o ponto crítico será atingido e as incertezas nos dados são grandes demais para uma previsão precisa.

Entretanto, há um consenso de que a ideia de o AMOC entrar em colapso é super preocupante e deve nos incentivar a cortar rapidamente as emissões.

Se não conseguirmos evitar essa catástrofe, os efeitos serão praticamente irreversíveis, pois reativar a Corrente do Golfo seria quase impossível.


Fontes:
Super Interessante. 2022. A Corrente do Golfo pede socorro. Disponível em: https://super.abril.com.br/sociedade/a-corrente-do-golfo-pede-socorro/mobile;
ClimaInfo. 2023. Corrente do Golfo pode entrar em colapso já em 2025, aponta estudo. Disponível em: https://climainfo.org.br/2023/07/27/corrente-do-golfo-pode-entrar-em-colapso-ja-em-2025-aponta-estudo/

bottom of page