
SEMEAR - Seminário de Meio Ambiente e Resistências
16, 17 E 18 de setembro de 2025 auditório Milton Santos da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Geociências, Campus Praia Vermelha)
Buscando contribuir para a formação prática de jovens, a Descomplicando Clima criou o programa Jovens Pelo Clima, que oferece capacitação e apoio para que voluntários desenvolvam projetos locais de enfrentamento à crise climática, seja em suas universidades, comunidades ou até mesmo em espaços digitais.
Nesse contexto, Matheus Gonçalves, graduando dos cursos de Relações Internacionais e Desafios Globais pela Universidade Federal Fluminense (UFF), voluntário da Descomplicando Clima através do programa, idealizou o SEMEAR - Seminário de Meio Ambiente e Resistências.
.png)
Sobre o SEMEAR
As mudanças climáticas são um dos maiores desafios do século XXI e, apesar de serem amplamente conhecidas, ainda se observa o predomínio de mitos e desinformação acerca da problemática. Diante disso, é fundamental ocupar espaços de formação, como as universidades públicas, com debates qualificados, baseados em evidências e conectados com a realidade dos territórios e das juventudes.
Nesse cenário, o SEMEAR visa incentivar a participação ativa em iniciativas que colaborem para a construção de um mundo sustentável e colaborar na disseminação da educação ambiental.
O evento será realizado no auditório Milton Santos da Universidade Federal Fluminense (Instituto de Geociências, Campus Praia Vermelha), nos dias 16, 17 e 18 de setembro de 2025, com pausa para coffee break.
Haverá transmissão ao vivo pelo YouTube para ouvintes de outras cidades, em especial os estudantes da Universidad de la República (UDELAR).
Programação SEMEAR
Mesa 1: Justiça Climática, Ecologia e Territórios em Disputa - 16/09 às 09h


Professora de Relações Internacionais na UFRRJ, doutora em Ciência Política e pesquisadora nas áreas de migrações, direitos humanos, integração regional e meio ambiente. Atua em projetos e redes acadêmicas internacionais e tem um extenso portfólio de publicações em meios nacionais e internacionais
Maria del Carmem Villarreal Vilamar


Professora na Universidad de la República (Udelar) com ampla atuação em organizações da sociedade civil. Tem experiência em Meio Ambiente, Territórios, Globalização e Conflitos Socioambientais
Cláudia Torreli Canziani


Historiador, Gestor Público especializado em cidades e Deputado Estadual do Rio de Janeiro. Líder da bancada do PSOL na ALERJ, atua na defesa do meio ambiente e da sustentabilidade, com projetos como “ReFloresta” (plantio de árvores nativas) e “Refúgios Climáticos” (espaços urbanos de proteção térmica)
Yuri Moura
.jpeg)

Estudante de relações internacionais da UFRJ e um dos ativistas nacionais do Engajamundo, uma organização de jovens que aproximam as decisões políticas do dia-a-dia mediante incidência e mobilização.
Luan Cazati - Engajamundo


Cacique da Aldeia Mata Verde Bonita, reconhecido internacionalmente por seu trabalho de luta e resistência. Fundador do Instituto Nhandereko, que visa fazer trocas culturais para cuidar da natureza, valorizando a cultura ancestral Guarani Mbya e outras culturas indígenas.
Tupã Darcy Nunes de Oliveira
Mesa 2: Socioambientalismo e Direitos Humanos - 16/09 às 13h


Doutora em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Sociologia e Antropologia pela UFRJ. Bacharel e licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ. Professora do curso de Ciência Ambiental da UFFe e pesquisadora nos grupos PoEMAS e LEMTO. Atua em conflitos socioambientais, sociologia ambiental e ecologia política.
Raquel Giffoni Pinto


Doutora em Direito e Professora na UFJF e PUC-Rio, especialista em Direitos Humanos e Direito Internacional. Coordena o Homa – Centro de Direitos Humanos e Empresas e participa de redes internacionais de proteção aos direitos humanos e combate à impunidade corporativa
Manoela Roland


Doutora em Direito e Ciências Sociais pela Universidad de la República e Mestre em Direito e Bioética pela Universidad de Barcelona. Foi presidenta da Institución Nacional de Derechos Humanos y Defensoría del Pueblo do Uruguai e tem ampla experiência em direitos socioambientais.
Mariana Blengio


Advogado e mestre em Direito (UFMG), especialista em Direito Ambiental e Minerário. Atua em justiça climática e litígios socioambientais, atualmente como Assessor de Defesa dos Direitos Socioambientais na Conectas Direitos Humanos.
Thales Machado


Doutora em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense - UFF na linha de conflitos socioambientais rurais e urbanos. Pesquisadora do LAJA e do Observatório Climático Conecta, atua em conflitos socioambientais, direito ambiental e mudanças climáticas. Professora e integrante de redes nacionais e internacionais de justiça ambiental e clima.
Roberta Oliveira Lima
Mesa 3: Impactos e Gestão Ambiental - 17/09 às 09h


Ambientalista, Geógrafo, Mestre em Estudos Populacionais e Doutor em Geografia pela UFRJ. Professor da rede pública estadual (RJ) e privada de ensino. Também já foi gestor das Lagunas de Piratininga e Itaipu pela Prefeitura de Niterói; Coordenador do Subcomitê Lagunar Itaipu-Piratininga; Diretor-Secretário do Comitê da Baía de Guanabara e Primeiro Secretário Municipal do Clima do Brasil.
Luciano Paez


Geógrafo e biólogo, mestre e doutor em Geografia (UFRJ). Pesquisador do LEMAS-UFRJ, atua em Gestão Ambiental, territórios e territorialidades, áreas naturais protegidas, ecologia política crítica e relações entre espaço, natureza e cultura. Ocupa cargo de assessor na Secretaria de Clima de Niterói.
Thiago Wentzel de Melo Vieira


Doutor em Geografia pela UFF e professor do curso de Ciência Ambiental da mesma instituição. Vice-coordenador da REMADS. Atua em Gestão Ambiental, ordenamento territorial avaliação de impactos ambientais e economia azul, com foco em ambientes costeiros e sustentabilidade.
Sérgio Ricardo de Silveira Barros


Doutor em Engenharia Civil. Professor da PUC-Rio e coordenador do Mestrado Profissional em engenharia urbana e ambiental. Atua em recursos hídricos, drenagem urbana, saneamento, restauração ecológica e sustentabilidade no ambiente construído
Antônio Krishnamurti
Mesa 4: Mudanças Climáticas e Preservação Ambiental - 17/09 às 13h


Professor da USP São Carlos no Departamento de Hidráulica e Saneamento, especialista em recursos hídricos, avaliação de pegada hídrica e gestão de desastres naturais. Possui Pós-Doutorado em Ciências Ambientais pela Universidade de Kassel e experiência internacional na Alemanha, Holanda, Argentina. É reconhecido por contribuições em ciência, tecnologia e políticas públicas de água
Eduardo Mário Mendiondo


Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na proteção do Parque Estadual da Serra da Tiririca e áreas ecologicamente importantes em Niterói. Fomenta conservação ambiental, preservação da Mata Atlântica e políticas sociais relacionadas ao meio ambiente. Neste encontro, estará representado por Felipe Queiróz, Hanna Marchon e Michelle Mayumi
Instituto Floresta Darcy Ribeiro


Úrsula Abiahy é graduanda em pedagogia pela UFRJ e comunicadora nas redes sociais pelo @pedagogia_sustentavel. Ativista desde cedo, extencionista do projeto Infância e Natureza, embaixadora da Parley Brasil e do Programa Agentes do Verificado da ONU, líder climática pela Climate Reality e membro da Liga das Mulheres pelo Oceano. É parceira de organizações como Greenpeace no combate à desinformação nas mídias sociais e em prol da justiça climática.
Úrsula Abiahy


Professora Agregada do Grupo de Economia Política da Facultad de Derecho da Universidad de la República. Docente e investigadora sobre Economia, Mudanças Climáticas e Gênero, Educação Ambiental, Estudos Asiáticos: Índia.
Daniela Guerra
Mesa 5: Saberes Científicos e o Meio Ambiente em Transformação - 18/09 às 09h


Possui graduação em Física (1995), mestrado em Física Atômica e Molecular (1998) e doutorado em Física Nuclear pela Universidade Federal Fluminense (2003) com estágio na Universidade de Purdue, nos Estados Unidos. É professora adjunta da Universidade Federal Fluminense desde 2004. Tem experiência na área de Física Nuclear Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: espectrometria de massa com aceleradores, datação e radioecologia. Atualmente coordena o Laboratório de Radiocarbono da UFF- LAC-UFF e ministra disciplinas sobre sustentabilidade no Minor em Desafios Globais da UFF
Kita Chaves


Doutora em Física Nuclear pela UFF, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Foi pesquisadora em Paris (LMC14/CEA e MNHN) e hoje é docente do Departamento de Geoquímica da UFF, onde coordena o LAC-UFF. Atua em geocronologia, arqueologia, mudanças paleoambientais, contaminação por fósseis e sustentabilidade. Também integra o INCT-FNA, participa de comissões de Biossegurança e Sustentabilidade da UFF e promove educação ambiental em escolas e centros de ciência. Ministra disciplinas sobre sustentabilidade no Minor em Desafios Globais da UFF.
Carla Regina


Biólogo marinho, mestre e doutor em Geoquímica Ambiental, professor da Universidade Federal Fluminense. Conselheiro da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Niterói e Conselheiro da APA de Maricá/RJ. Presidente da Comissão Permanente de Sustentabilidade da UFF. Pesquisa na área de estoque de Carbono em florestas e reflorestamento. Leciono na área de ecologia, mudanças climáticas, fluxo de carbono e sustentabilidade.
Kenny Tanizaki


Professor do curso de Ciências Ambientais da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Departamento de Análise Geoambiental. Doutor em Geologia pela UFRJ, é também graduado em Geografia (Faculdades Integradas Simonsen) e em Gestão Ambiental (CEFET-RJ), com especialização em Geologia do Quaternário (UFRJ), mestrado e doutorado em Geologia pela UFRJ. Atua em geologia e gerenciamento costeiro, com ênfase em mapeamento de ambientes costeiros e projeção de cenários futuros. Integra os Programas de Pós-Graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros e em Engenharia de Biossistemas da UFF.
Fábio Ferreira Dias


Professor de geografia formado e pós-graduado pela UFF. Atualmente, preside a Comissão de Combate às discriminações e preconceitos de raça, cor, etnia, religião e procedência. Entre as suas prioridades estão a luta pela Educação e Direitos Humanos e o combate ao racismo e às discriminações, além das pautas por transportes públicos, em defesa do servidor público e proteção ao animal. É autor do Projeto de lei que apresenta medidas de prevenção, mitigação e resposta a eventos climáticos extremos, como mapeamento de regiões para identificação prévia das áreas mais vulneráveis e suscetíveis.
Professor Josemar
Mesa 6: Bem-viver e Vozes pela Justiça Climática - Em Busca de um Futuro Sustentável - 18/09 às 13h


Cientista ambiental com mais de 15 anos de experiência em soluções climáticas e socioambientais. Representou o Brasil em fóruns internacionais como COP27 e G20, coordena projetos de impacto social e articula redes globais de sustentabilidade.
Gisele Moura


Analista de Projetos no The Climate Reality Project Brasil e membro do programa Jovens Embaixadores pelo Clima. Graduando em Relações Internacionais (UERJ), atuou em negociações climáticas internacionais e mobilização socioambiental em iniciativas como Fridays for Future Brasil e Ajuda Pantanal.
Luan Werneck
Mesa 7: Políticas Públicas e Comunicação na Defesa do Meio Ambiente - 18/09 às 14:45


Jornalista especializada em temas socioambientais, com mais de 20 anos de experiência em comunicação ambiental. Criadora do podcast Vozes do Planeta, idealizadora da Liga das Mulheres pelo Oceano e premiada com o Prêmio Socioambiental Chico Mendes
Paulina Chamorro


Geógrafo, professor, ambientalista e Deputado Estadual do Rio de Janeiro, com oito mandatos. doutor em Economia do Desenvolvimento pela Universidade de Paris I – Sorbonne. Atuou como Ministro do Meio Ambiente do Brasil e Secretário do Ambiente no Rio de Janeiro. Trabalha há décadas na defesa do meio ambiente, direitos humanos e sustentabilidade.
Carlos Minc
Inscrições abertas
Serão 3 dias de debates e trocas com professores, pesquisadores, gestores públicos, ativistas e organizações da sociedade civil.
O evento é aberto à comunidade acadêmica e externa e terá transmissão ao vivo pelo Youtube para ouvintes de outras cidades. Será emitido certificado de horas.
A ação climática é fundamental para garantir um futuro sustentável. Venha fazer parte da luta socioambiental e semear a mudança que o mundo precisa!
Organização SEMEAR
O SEMEAR é uma idealização do voluntário da Descomplicando Clima, Matheus Felipe Gonçalves de Souza


Matheus Gonçalves têm 22 anos, é graduando dos cursos de Relações Internacionais e Desafios Globais pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui formação técnica em Recursos Humanos (ETEC), curso de extensão em Resiliência Climática e Sustentabilidade (USP) e realizou intercâmbio acadêmico na Universidad de la República (Uruguai). Voluntário Descomplicando Clima. Tem profundo interesse em temas socioambientais e já atuou como pesquisador e monitor acadêmico na área.
Matheus Gonçalves, Coordenador do projeto
Equipe de voluntários SEMEAR


Alice Arueira


Giovanna Délhi


Maria Eduarda Pasche


Rebecca Botti


Bruna Nunes


Carolina Sanabio


João Pedro Duarte


Maria Alice


Maria Emanuelle Simões


Maria Lúcia Regufe
Sabrina Loureiro


Viviane Neiva




João Gabriel Paiva


Maria Eduarda Giulia


Maria Luiza


Kaylane Bastos


