top of page

Eunice Newton Foote

Nascida em 17 de julho de 1819 na pequena Goshen, localizada no condado de Litchfield, Connecticut (EUA), Eunice Newton Foote cresceu em uma família numerosa composta por doze irmãos, sendo seis irmãs e cinco irmãos. Seus progenitores eram Isaac Newton Jr., um fazendeiro e empresário, e Thirza Newton, responsável pelas tarefas domésticas.


Aluna do Seminário Feminino de Troy, uma instituição educacional pioneira para meninas, Eunice destacou-se por ter ciências em seu currículo, incluindo um laboratório de ciências para alunas do ensino médio - uma raridade na época. Dessa forma, ela possuía um conhecimento científico mais avançado do que a maioria dos homens de sua era.


Em 12 de agosto de 1841, Eunice Newton uniu-se em matrimônio a Elisha Foote, um homem atuante como juiz, estatístico e inventor em East Bloomfield. Juntos, estabeleceram residência em North Park Street, Seneca Falls, e criaram suas duas filhas: Mary Foote Henderson, uma artista e escritora, nascida em 21 de julho de 1842, e Augusta Newton Arnold, uma escritora responsável pela obra "The Sea at Ebb Tide", nascida em outubro de 1844. Elisha veio a falecer em 1883, enquanto Eunice Newton Foote faleceu cinco anos depois, em 30 de setembro de 1888.


Em novembro de 1856, Eunice Newton Foote apresentou suas descobertas sobre a relação entre o aumento de CO₂ na atmosfera e o aquecimento global durante a reunião anual da Associação Americana para o Progresso da Ciência. Contudo, Joseph Henry, diretor do Smithsonian Institution, apresentou seu estudo intitulado "Circunstâncias que afetam o calor dos raios solares". Em sua pesquisa, Foote isolou gases atmosféricos e os expôs aos raios solares, medindo a variação de temperatura. Concluiu que dióxido de carbono e vapor de água podiam absorver calor suficiente para afetar o clima, indicando que um aumento desses gases na atmosfera poderia elevar a temperatura da Terra. Suas conclusões destacaram o peso do ar e a ação desses gases como possíveis responsáveis por aumentos de temperatura ao longo da história terrestre.


Após três anos, John Tyndall, nascido na Irlanda, iniciou descobertas sobre o efeito estufa - embora ainda não tenha usado esse termo - e ficou conhecido como o pesquisador que comprovou o fenômeno. A discussão persiste sobre se Tyndall tinha ou não conhecimento do trabalho de Foote.


Assim, por 155 anos, seu nome foi negligenciado até que, em 2011, Raymond Sorenson, um pesquisador autônomo, trouxe à luz essa omissão na história da ciência.



Fontes:

Climainfo. Eunice Foote, a feminista pioneira da ciência climática. 2021. Disponível em: https://climainfo.org.br/2021/10/04/eunice-foote-feminista-pioneira-clima/ Acesso em 09 jan 2023.

bottom of page