Charles David Keeling
Nascido em Scranton, Pensilvânia, Keeling formou-se em Illinois com bacharelado em Química em 1948. Ele concluiu seu doutorado em Química na Northwestern University em 1954 e obteve uma bolsa de pós-doutorado em Geoquímica no California Institute of Technology no ano seguinte. Enquanto estava na Cal Tech, Keeling fez do Big Sur State Park seu laboratório. Ele começou a coletar amostras de ar em frascos e desenvolveu instrumentos e técnicas para medir a quantidade de CO2 que continham. Keeling conseguiu estabelecer um nível de fundo de trabalho para CO2: 310 partes por milhão.
Os dados mais importantes vieram de uma estação meteorológica no topo de uma montanha em Mauna Loa, Havaí, onde Keeling montou seu equipamento em 1957. Por mais de seis décadas, as duas máquinas de Keeling fizeram medições diárias, sob o escrutínio cuidadoso de Keeling e seus técnicos. Mesmo após a morte de Keeling em 2005, Mauna Loa continua sendo uma importante estação de pesquisa atmosférica, e muitas outras ao redor do mundo se juntaram a ela para medir a atmosfera.
Os dados coletados possibilitaram duas descobertas vitais. Primeiro, Keeling determinou que os níveis de CO2 aumentam e diminuem durante o dia, bem como ao longo das estações, com base no crescimento da vegetação. As plantas se alimentam por meio da fotossíntese, e o CO2 é um ingrediente vital desse processo. Com mais plantas crescendo nos meses de verão do hemisfério norte, os níveis de CO2 caem por um tempo à medida que as plantas o “respiram”.
m segundo lugar, ele mostrou que os níveis atmosféricos de CO2 estão aumentando a cada ano. A primeira medição registrada em Mauna Loa apresentou uma concentração média de 315 partes por milhão. Hoje, atingiu 403 partes por milhão. Um gráfico desse número crescente, que cientistas subsequentes apontam ser proporcional às emissões de combustíveis fósseis, é agora conhecido como Curva de Keeling.
Hoje, a Curva de Keeling está inscrita em uma parede da Academia Nacional de Ciências em Washington D.C., uma prova do profundo efeito que sua pesquisa teve na compreensão científica do planeta.
Fontes:
Charles David Keeling (1928-2005). Illinois sesquicentennial. 2018. Disponível em: https://sustainability.illinois.edu/charles-david-keeling-1928-2005/ Acesso em 09 jan 2023