top of page

Organização Meteorológica Internacional (OMI)

A Organização Meteorológica Internacional (OMI) é uma entidade internacional fundada em 1873 e oficialmente estabelecida em 1879 com o propósito de facilitar o intercâmbio global de dados meteorológicos. No decorrer do século XIX, Matthew Fontaine Maury, da Marinha dos Estados Unidos, desempenhou um papel crucial ao persuadir os emergentes serviços meteorológicos sobre a necessidade de cooperação internacional.


A primeira reunião da organização ocorreu em Bruxelas em 23 de agosto de 1853, contando com representantes de dez países, incluindo Bélgica, Dinamarca, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Noruega, Holanda, Portugal, Rússia e Suécia. Entretanto, somente em setembro de 1873, durante o Congresso Meteorológico Internacional em Viena, foi estabelecido um comitê meteorológico permanente, liderado por Christoph Buys Ballot, diretor do Instituto Meteorológico Real dos Países Baixos. O plano organizacional foi finalizado em Utrecht em 1878, e em 1879, em Roma, a Organização Meteorológica Internacional (OMI) foi oficialmente instituída, substituindo o Comitê Meteorológico Permanente pelo Comitê Meteorológico Internacional (CMI).


O presidente do CMI também lidera a OMI, sendo Heinrich Wild, diretor do serviço meteorológico de São Petersburgo, escolhido por seus colegas para ocupar essa posição. RH Scott do Met-Office assume a função de secretário. Até 1891, a OMI era predominantemente composta por europeus, e a partir da Conferência de Paris em 1896, meteorologistas australianos, canadenses, japoneses e americanos passaram a integrar seus membros.


As primeiras tabelas meteorológicas internacionais foram publicadas em 1889, e o primeiro conjunto anual de dados, referente a 1911, foi divulgado em 1917. O intercâmbio científico foi interrompido pela Primeira Guerra Mundial, mas a partir de 1919, Sir Napier Shaw buscou revitalizá-lo convocando uma Conferência de Diretores em Paris.


A transição para uma nova organização prosseguiu na Conferência de 1947 em Washington DC. Após a ratificação da convenção por todos os futuros Estados membros, a Organização Meteorológica Mundial foi estabelecida em 23 de março de 1950, sendo reconhecida como uma agência especializada das Nações Unidas, sucedendo à OMI.



Fontes:

EI Sarukhanian e JM Walker. A Organização Meteorológica Internacional (IMO) de 1879 a 1950. Disponível em: http://ane4bf-datap1.s3-eu-west-1.amazonaws.com/wmocms/s3fs-public/The_International_Meteorological_Organization_IMO_1879-1950.pdf?Td4kDN4kyR7yiUv5m1.y4vJTHhQ._STc Acesso em 20 de fev de 2023.

bottom of page