O que é a CSW67?
por Marina Macedo, diretora Descomplicando Clima
6 de março de 2023
A sexagésima sétima sessão da Comissão sobre o Status das Mulheres é realizada de 6 a 17 de março de 2023.
Representantes dos Estados Membros, entidades da ONU e organizações não governamentais da sociedade civil credenciadas pelo ECOSOC de todas as regiões do mundo são convidados a discutir e preparar relatórios e recomendações sobre a promoção dos direitos das mulheres nas áreas política, econômica, civil, social e educacional durante a sexagésima sétima sessão da Comissão sobre o Status das Mulheres, realizada de 6 a 17 de março de 2023.
Esse ano Tem como tema principal: “Inovação e mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”
O que é A Comissão sobre o Status das Mulheres?
A Comissão sobre o Status das Mulheres (CSW) é o principal órgão intergovernamental global dedicado exclusivamente à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres. É uma comissão funcional do Conselho Econômico e Social (ECOSOC) das Nações Unidas e foi estabelecida pela resolução ECOSOC 11(I) de 21 de junho de 1946.
A CSW é fundamental na promoção dos direitos das mulheres, documentando a realidade da vida das mulheres em todo o mundo e moldando os padrões globais sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres.
Durante a sessão anual de duas semanas da Comissão, representantes dos Estados Membros das Nações Unidas, organizações da sociedade civil e entidades da ONU se reúnem na sede da ONU em Nova York. Eles promovem debates e negociações, além de produzir recomendações e relatórios sobre políticas e programas para promover a igualdade de gênero. A CSW também trabalha para monitorar e avaliar a implementação de acordos internacionais relacionados aos direitos das mulheres. bem como questões emergentes que afetam a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres.
Os resultados e recomendações de cada sessão são encaminhados ECOSOC para acompanhamento.
Porque a CSW é importante para o clima?
A desigualdade de gênero e as mudanças climáticas estão intrinsecamente ligadas. As mudanças climáticas afetam desproporcionalmente as mulheres e meninas em todo o mundo, especialmente aquelas em países em desenvolvimento, devido às desigualdades socioeconômicas e culturais que enfrentam. As mulheres também são frequentemente excluídas dos processos de tomada de decisão relacionados ao clima e à sustentabilidade, apesar de serem frequentemente as principais usuárias de práticas sustentáveis em suas comunidades.
A CSW trabalha para promover a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres em todo o mundo, incluindo nas questões relacionadas às mudanças climáticas. Ela incentiva a participação das mulheres em todos os aspectos do processo de tomada de decisão em relação ao clima, desde a elaboração de políticas até a implementação de medidas práticas. Além disso, a CSW destaca a importância de abordar a desigualdade de gênero na mitigação e adaptação às mudanças climáticas, a fim de garantir que as soluções sejam justas e eficazes para todos.
Acesse o documento que vai ser discutido durante a sessão e mais informações sobre o evento através do link: https://www.unwomen.org/en/csw/csw67-2023
Registre-se no NGO CSW Forum para ter acesso as reuniões e eventos paralelos através do link: https://ngocsw.org/ngocsw67/
Fontes:
UN Women, 2022. Commission on the Status of Women. Disponível em: https://www.unwomen.org/en/csw UN Women, 2023. CSW67 (2022). Disponível em: https://www.unwomen.org/en/csw/csw67-2023