top of page

1990

2ª Conferência Climatológica Mundial

A 2ª Conferência Climatológica Mundial, realizada em Genebra em 1990, reuniu cientistas e líderes globais para discutir as mudanças climáticas e ações necessárias. Destacou a urgência de mitigar os impactos climáticos e fortalecer a cooperação internacional, resultando na Declaração Ministerial, que influenciou diretamente a criação da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) em 1992.

Design sem nome (4).png

O evento marcou a transição do foco em pesquisa científica para a formulação de políticas climáticas globais, com atenção especial às nações mais vulneráveis, e consolidou iniciativas como o Programa Mundial de Pesquisa sobre o Clima (WCRP).

Design sem nome (3).png

Comitê Intergovernamental de Negociações (CIN) –

A Assembleia Geral das Nações Unidas, em dezembro de 1990, estabeleceu o Comitê Intergovernamental de Negociação (INC, na sigla em inglês), encarregado de elaborar a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC).

O INC, composto por representantes de diversos países, conduziu negociações que resultaram na UNFCCC, um tratado internacional que visa estabilizar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, prevenindo interferências perigosas no sistema climático.

A convenção foi finalizada em maio de 1992 e apresentada para assinatura durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Eco-92, realizada no Rio de Janeiro.

bottom of page