Conferência de Estocolmo
A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento e Meio Ambiente Humano ocorreu entre os dias 5 a 16 de junho de 1972, sediada por Estocolmo na Suécia. Foi um marco histórico por ser tratar do primeiro grande encontro internacional com representantes de diversas nações para discutir os problemas ambientais.
A Conferência contou com representantes de 113 países, entre eles o Brasil, e de 400 organizações governamentais e não-governamentais. Teve como desdobramentos a elaboração da Declaração de Estocolmo, com 26 princípios e a criação do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).
O Brasil foi um país decisivo em muitas das discussões promovidas. O País, que estava em pleno "milagre econômico", defendeu o uso dos recursos naturais a qualquer custo, sem se importar com a preservação ambiental.
Após os debates foi elaborado o documento intitulado "Declaração sobre o Meio Ambiente Humano".
Entre os princípios desta Declaração está o reconhecimento de que os recursos naturais necessitam de gestão adequada para não serem esgotados
Durante o evento também foi decidido que o dia 5 de junho, quando se iniciou a conferência, seria comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Fontes:
Conferência de Estocolmo. PROCLIMA. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/proclima/conferencias-internacionais-sobre-o-meio-ambiente/estocolmo/ Acesso em 10 jan 2023; Juliana Bezerra. Conferência de Estocolmo. Disponível em https://www.todamateria.com.br/conferencia-de-estocolmo/ Acesso em 10 jan 2023;